Certificação EDGE – O Guia Completo

certificação edge

Certificação EDGE – Uma Ótima Opção Para Certificações Sustentáveis

Certificações como o LEED navegaram por muito tempo por águas tranquilas, abocanhando grande parte do mercado de Green Buildings nos últimos 15 anos.

No entanto, muito mudou: dezenas de novas certificações surgiram em busca de suprir os nichos não atendidos pelo LEED e também procurando uma fatia do mercado sustentável em franca expansão.

Uma das certificações mais comentadas nos últimos anos é a EDGE. No entanto, será que está certificação vale a pena?

Continue lendo para obter um ótimo panorama sobre a Certificação EDGE, ou assista a aula efetuada pelo nosso arquiteto e consultor Filipe Boni (em inglês apenas).

Mas antes, um panorama do mercado atual.

Um Mundo Pós-Certificação

Certificações são vistas hoje com muito mais ceticismo do que há 10 anos, quando elas entraram para valer no mercado brasileiro. As grandes construtoras aprenderam, implementaram e analisaram os resultados obtidos.

Muitas encontraram sim, ótimos resultados, principalmente em edificações de escritórios. Outras empresas encontraram burocracia, restrições e até mesmo pouca conversão em venda dependendo da qualidade da certificação adotada, principalmente no setor residencial.

Para comprovar minha tese, conversei com algumas das maiores construtoras do sul do país, no qual prestamos consultoria.

A primeira trabalha em empreendimentos com um alto padrão de qualidade. Nesta conversa, foi dito que a empresa não adotava mais as certificações pois elas estavam “engessando” seus projetos. O cliente de alto padrão aquisitivo ficava impedido de realizar as mudanças que gostaria em seu próprio imóvel, aumentando a insatisfação.

Outra grande empresa que trabalhamos comentou que não viu o retorno do investimento, isso porque a certificadora não os ajudou a depurar os dados para trabalhar de forma efetiva com o setor de marketing.

Apesar da segunda empresa ter perdido oportunidades devido a erros internos, é inegável que nem todas as certificações são boas para todos os projetos. Principalmente considerando empreendimentos que conseguiram “hackear” o modelo, obtendo projetos certificados sem atender o mínimo solicitado pela Norma de Desempenho, que seria uma diretriz considerada mais básica na maioria dos critérios.

Este panorama, em conjunto com as novas certificações disponíveis e a crise, deixou incorporadores confusos e preocupados sobre qual certificação seria a melhor opção para seus próximos projetos…

E é neste panorama que a certificação EDGE se torna uma ótima opção.

certificação edge

Mercados emergentes: Uma Tendência Crescente Para a Certificação EDGE

Embora apenas uma pequena parte dos edifícios nas economias emergentes esteja agora certificada, é nessas regiões que eles podem ter maior influência tanto na frente econômica quanto na ambiental. Estruturas verdes apenas começaram a criar raízes em lugares inesperados, sinalizando que um futuro melhor é possível.

A tendência pode estar ligada a uma maior consciência da importância da certificação, ao desejo competitivo de superar colegas que ainda estão se desenvolvendo tradicionalmente e a uma tentativa sincera de causar o mínimo de dano a um ambiente que está se tornando cada vez mais ameaçado. Ao atingir um ponto crítico e oferecer taxas financeiras vantajosas e regulamentações governamentais progressivas, os incentivos emergentes em várias áreas estão acelerando a construção de edifícios verdes.

Devido a uma combinação de incentivos financeiros e governamentais e forte lobby da CAMACOL, fornecedora nacional de certificação EDGE do país, 8% do crescimento de novas construções na Colômbia, por exemplo, recebeu a certificação EDGE.

Como os desenvolvedores entendem a importância da distinção do produto, especialmente no setor imobiliário, uma porcentagem aproximadamente equivalente do crescimento de novas construções (8% do mercado endereçável) é certificada com EDGE no Vietnã.

Hoje, a Certificação EDGE é um programa global disponível em mais de 160 países em todo o mundo. De acordo com a IFC, o programa Edge Buildings Certification ajudou a certificar mais de 1.500 edifícios em mais de 160 países desde seu lançamento em 2013.

Como Funciona a Certificação EDGE?

A EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) foi criada pela IFC (International Finance Corporation) com o objetivo de tornar mais fácil e acessível o processo das certificações.

Empreendimentos podem obter certificação EDGE atingindo uma redução projetada mínima de 20% no uso de energia e água, além da economia da energia incorporada em materiais, quando comparados com um edifício padrão.

Vamos detalhar um pouco mais as categorias de certificação EDGE:

  • Energia: A categoria de energia abrange medidas relacionadas ao consumo de energia do edifício, incluindo o uso de sistemas e tecnologias energeticamente eficientes, a integração de fontes de energia renováveis e a otimização do uso de energia por meio de medidas como iluminação natural e sombreamento.
  • Água: A categoria de água abrange medidas relacionadas ao consumo de água do edifício, incluindo o uso de sistemas e tecnologias eficientes de água, a integração de sistemas de coleta de água da chuva e reutilização de águas cinzas e a otimização do uso da água por meio de medidas como irrigação por gotejamento e baixo consumo de água. dispositivos de fluxo.
  • Materiais e recursos: A categoria de materiais e recursos abrange medidas relacionadas com o impacto do edifício no ambiente, incluindo a utilização de materiais com baixo impacto ambiental, a otimização da utilização de materiais através de medidas como a reciclagem e reutilização e a utilização de materiais que são adquiridos local ou regionalmente.

Essas categorias destinam-se a ajudar as empresas de construção a entender as principais áreas nas quais precisam se concentrar para obter a Certificação EDGE.

Assim, torna-se uma certificação mais simples e adaptável em diferentes regiões do mundo, ao contrário do LEED, que exige uma série de adequações devido a normas técnicas industriais ou internacionais.

Se por um lado encontramos nas certificações atuais um modelo onde a submissão de documentos para uma revisão manual um processo lento e cansativo, a ceritificação EDGE traz simplicidade através de dados prescritivos no EDGE App, o principal diferencial encontrado pela certificação.

O aplicativo permite que você determine rapidamente a combinação ideal de estratégias de projeto de construção para o melhor retorno do investimento. Abaixo podemos ver uma amostra do simulador online rodando um edifício de escritórios através de dados prescritivos:

Como podemos observar, a edificação capta dados de diversos tipos de projeto, desde escritórios, hospitalidade, varejo, indústrias leves, armazéns, hospitais, instalações educacionais e… residências, que é justamente um dos “pontos fracos” do LEED no Brasil.

Os Principais Benefícios da Certificação EDGE

Abaixo estão alguns dos diferenciais que podem ser obtidos por meio da certificação, conforme relatado pelo Próprio EDGE:

  • Planejamento de investimentos: EDGE é uma ferramenta de planejamento de investimentos gratuita e fácil de usar que calcula rapidamente o ROI para suas estratégias de construção ecológica.
  • Economia do projeto: é possível utilizar o EDGE para projetar e relatar rapidamente suas economias de energia, água e emissões de Gases de Efeito Estufa.
  • Desenvolvido por dados: O banco de dados avançado da EDGE compreende as condições climáticas locais e o uso da construção
  • Simplicidade: Todas as simulações de eficiência são incorporadas à plataforma e a certificação pode ser obtida através da documentação existente.
  • Reconhecimento internacional: A certificação EDGE é mundialmente reconhecida e apoiada pelo World Bank Group (Banco Mundial).
  • Excelência em serviços: O GBCI pode rapidamente certificar seu projeto a um custo modesto comparado com outras certificações.

Um Exemplo Pelo Mundo

O edifício IQON se tornará o mais alto da cidade e Quito. Com projeto do Grupo Bjarke Ingels (BIG), o IQON contém 154 apartamentos com escritórios e lojas.

O edifício abraça a natureza, com árvores e plantas subindo a fachada de 33 andares. O exterior é feito de caixas rotativas de concreto que formam um desenho geométrico único, servindo ao duplo objetivo de uma “fazenda urbana de árvores” e de terraços privados para os moradores.

As árvores nativas da região serão plantadas nas caixas de concreto exteriores até que superem o espaço e sejam transportadas no parque de La Carolina, criando um ciclo de retorno ao ambiente natural.

Além dos recursos ecológicos para a melhoria do meio ambiente e redução do consumo de água e energia, o escritório também optou por usar materiais locais e métodos sustentáveis ​​de paisagismo e gerenciamento de resíduos para o edifício.

Estratégias Utilizadas na Certificação EDGE

Energia: Tintas / ladrilhos refletivos para paredes externas e do teto, dispositivos de sombreamento externos, vidro com revestimento de baixa densidade, bomba de calor para geração de água quente, iluminação que economiza energia, controles de iluminação para corredores e escadas e coletores solares de água quente.

Água: Chuveiros e torneiras de baixo fluxo, armários de descarga dupla, sistema de captação de águas pluviais e sistema de tratamento e reciclagem de águas cinzas.

Materiais: Uso controlado de concreto para lajes, construção de telhados e paredes externas; placas de gesso sobre pregos de metal e blocos de concreto ocos de peso médio para paredes internas.

Outros Estudos de Caso de Sucesso Pelo Mundo

Aqui estão alguns estudos de caso de sucesso de edifícios que obtiveram a Certificação EDGE:

A sede do Grupo Banco Mundial em Washington, D.C., Estados Unidos, obteve a Certificação EDGE em 2016. O projeto de eficiência energética do edifício e o uso de fontes de energia renováveis, como painéis solares e telhado verde, ajudaram a atingir uma redução de 37% no consumo de energia uso em comparação com um edifício semelhante usando práticas de design convencionais.

O Dalian International Conference Center em Dalian, na China, obteve a Certificação EDGE em 2016. O projeto de eficiência energética do edifício, incluindo o uso de energia geotérmica e um sistema de captação de água da chuva, ajudou a atingir uma redução de 37% no uso de energia em comparação com um edifício semelhante usando práticas de design convencionais.

O Centro de Convenções SkyCity em Auckland, Nova Zelândia, obteve a Certificação EDGE em 2016. O projeto de eficiência energética do edifício, incluindo o uso de painéis solares e um sistema de captação de água da chuva, ajudou a atingir uma redução de 36% no uso de energia em comparação com um edifício semelhante usando práticas de design convencionais.

A sede da DNV GL em Høvik, Noruega, obteve a Certificação EDGE em 2016. O projeto de eficiência energética do edifício, incluindo o uso de energia geotérmica e um sistema de captação de água da chuva, ajudou a atingir uma redução de 30% no uso de energia em comparação com um edifício semelhante usando práticas convencionais de design.

Esses estudos de caso demonstram o potencial dos edifícios para alcançar reduções significativas no uso de energia e melhorar sua sustentabilidade geral por meio do uso de projetos e tecnologias com eficiência energética.

Custos da Certificação EDGE

O Edge é sempre mencionado como “uma certificação mais acessível”, onde com um investimento reduzido você poderá certificar uma edificação. Isso não acontece em todos os casos, variando bastante dependendo da área do projeto a ser certificado.

A melhor forma de saber os custos da Certificação EDGE é submetendo-o através do EDGE App. Porém, a fins de dimensionamento básico de custos, eles são os seguintes:

  • Taxa de registro: Taxa fixa de US$300 dólares.
  • Taxa de certificação: US$0,22 por m², descontando garagens.
  • Taxa de auditoria de projeto: US$4.000,00.
  • Taxa de auditoria de obra: US$4.000,00.

Logo, projetos com maior área serão beneficiados pelos custos da certificação. Algumas vezes estes custos da Certificação EDGE podem se tornar até mais caros que o LEED. No entanto, a vantagem do EDGE é que o processo de certificação é bastante simplificado pelo EDGE App, poupando alguns custos altos para consultores que o LEED sempre exige.

É importante notar que essas taxas estão sujeitas a alterações e podem variar dependendo das circunstâncias específicas do(s) edifício(s) a ser(em) certificado(s). Recomenda-se que as empresas interessadas em obter a Certificação EDGE entrem em contato diretamente com a UGREEN para obter mais informações sobre as taxas de certificação.

Quanto tempo leva para obter a certifcação Edge?

O tempo necessário para obter uma Certificação EDGE varia de acordo com vários fatores, incluindo o tamanho e a complexidade do(s) edifício(s) a ser(em) certificado(s), a disponibilidade da documentação e dados necessários e a integridade e precisão do pedido de certificação.

Em geral, é recomendável que as empresas iniciem o processo de certificação o mais cedo possível no processo de projeto ou construção para garantir que toda a documentação e dados necessários estejam disponíveis e permitir os ajustes necessários.

Depois que o pedido de certificação é enviado, geralmente leva várias semanas para ser analisado e uma decisão ser tomada. Caso a solicitação seja aprovada, a construtora receberá a Certificação EDGE para a(s) edificação(ões).

Vale ressaltar que a Certificação EDGE é voluntária, e a obtenção da certificação obviamente não é uma exigência para as construtoras. No entanto, a obtenção da certificação pode ajudar as empresas a se diferenciarem em um mercado competitivo e pode ser de interesse de clientes e stakeholders que valorizam a sustentabilidade e a eficiência nas edificações.

Quão difícil é obter a Certificação EDGE?

A dificuldade de obter a Certificação EDGE dependerá de muitos fatores, incluindo o tamanho e a complexidade do(s) edifício(s) a ser(em) certificado(s), a disponibilidade da documentação e dos dados necessários e a abrangência e precisão do pedido de certificação.

Em geral, alcançar a Certificação EDGE pode ser mais desafiador para edifícios mais significativos ou complexos. Esses edifícios podem ter mais sistemas e materiais para avaliar e exigir mais documentação e dados para apoiar o pedido de certificação.

No entanto, obter a Certificação EDGE não é necessariamente uma tarefa difícil ou impossível. Construtoras bem preparadas e organizadas, com entendimento claro dos critérios e processo de certificação, têm mais chances de sucesso na obtenção da certificação. Converse com a UGREEN para ter um processo mais simples e efetivo na sua empresa.

Quais são as principais vantagens da Certificação EDGE em relação ao LEED?

Ambos os programas oferecem diversas vantagens para construtoras que buscam melhorar a sustentabilidade e eficiência de suas instalações. Aqui estão algumas diferenças críticas entre a Certificação EDGE e a LEED:

  • Escopo: A Certificação EDGE é focada no projeto e construção de novos edifícios, enquanto o LEED abrange uma gama mais ampla de tipos e estágios de construção, incluindo edifícios existentes, interiores e bairros.
  • Critérios de certificação: A Certificação EDGE e LEED têm diferentes critérios de certificação, com a Certificação EDGE focada em eficiência energética, eficiência hídrica, qualidade ambiental interna e materiais e recursos, enquanto a LEED abrange uma gama mais ampla de medidas de sustentabilidade e eficiência.
  • Processo de certificação: A EDGE Certification e a LEED têm diferentes processos de certificação, com a EDGE Certification envolvendo um processo de inscrição online e a LEED envolvendo avaliações no local e um sistema de classificação.
  • Custo: O custo de obtenção da certificação EDGE e LEED pode variar dependendo do tamanho e complexidade do edifício e do programa específico que está sendo seguido. A certificação EDGE pode ser mais econômica para novos projetos de construção, enquanto a LEED pode ser mais adequada para edifícios ou interiores existentes.

Em última análise, a decisão de buscar a certificação EDGE ou LEED dependerá das necessidades e objetivos específicos da construtora e do(s) prédio(s) a ser(em) certificado(s). Ambos os programas podem fornecer reconhecimento e apoio valiosos para construtoras que buscam melhorar a sustentabilidade e a eficiência de suas instalações.

Navegando no processo de certificação EDGE: dicas para o sucesso

Navegar no processo de certificação EDGE pode ser assustador, mas com a abordagem e as estratégias certas, você pode ter sucesso. Aqui estão algumas dicas para navegar no processo de certificação EDGE:

  1. Entenda o EDGE Certification Framework: Antes de embarcar no processo de certificação, é essencial entender claramente a estrutura de certificação EDGE. Isso inclui entender os diferentes níveis de certificação (Assess, Move e Lead), os vários critérios para cada nível e o processo de avaliação.
  2. Avalie sua organização:Antes de iniciar o processo de certificação, é essencial realizar uma avaliação interna da sua organização. Isso o ajudará a identificar as áreas em que sua organização é forte e onde é necessário melhorar. Essa avaliação o ajudará a determinar qual nível de certificação seguir.
  3. Estabeleça metas claras:Definir metas claras para a certificação ajudará você a manter o foco e a motivação durante todo o processo. Certifique-se de que suas metas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (SMART).
  4. Envolva seus funcionários: Envolver seus funcionários é fundamental para o sucesso do processo de certificação EDGE. Certifique-se de que seus funcionários entendam os objetivos e benefícios da certificação e incentive-os a participar.
  5. Desenvolva um plano de ação:Depois de identificar as áreas em que é necessário melhorar, desenvolva um plano de ação que descreva as etapas específicas para atingir suas metas de certificação. Certifique-se de que seu plano de ação inclua cronogramas, responsabilidades e métricas para o sucesso.
  6. Implementar mudanças:Implemente as mudanças identificadas em seu plano de ação e acompanhe o progresso regularmente. Certifique-se de ter sistemas para coletar e analisar dados para medir seu progresso em direção à certificação.
  7. Prepare-se para a avaliação: Certifique-se de ter toda a documentação e evidências necessárias para dar suporte ao seu pedido de certificação.
  8. Comemore seu sucesso:Finalmente, comemore seu sucesso! Alcançar a certificação EDGE é significativo e deve ser reconhecido e comemorado dentro de sua organização e com partes interessadas externas.

Seguindo essas dicas, você pode navegar com sucesso pelo processo de certificação EDGE e atingir suas metas de certificação.

A Certificação EDGE Zero Carbon

Graças à certificação EDGE Zero Carbon, as construtoras podem certificar seus projetos como neutros em carbono. São necessárias economias mínimas de água e energia de 20%, juntamente com economias de energia no local de 40% e 100% de economia de energia proveniente de fontes renováveis ou compensações de carbono.

Para que um projeto se qualifique para a certificação EDGE Zero Carbon, ele deve atender a três critérios:

  • O tipo de edificação deve ser um dos listados no EDGE App.
  • Uma instalação deve ter sido ocupada em 75% de seu nível normal por pelo menos um ano.
  • Ser reconhecido como EDGE Advanced, econimizando pelo menos 40% a mais de energia, 20% a menos de água e 20% a menos de energia incorporada em seus materiais.

No geral, a categoria Carbono Zero da Certificação EDGE pode desempenhar um papel em ajudar a descarbonizar o ambiente construído, reconhecendo e promovendo edifícios que alcançaram emissões líquidas de carbono zero, aumentando a conscientização sobre a importância da sustentabilidade em edifícios e incentivando a adoção de práticas de construção mais sustentáveis.

Como a certificação EDGE está simplificando as metas ESG para empresas de construção?

A obtenção de uma Certificação EDGE pode ajudar as empresas a otimizar suas metas ambientais, sociais e de governança (ESG), fornecendo uma estrutura para avaliar e melhorar a sustentabilidade e a eficiência de seus edifícios.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a Certificação EDGE pode simplificar as metas ESG para empresas de construção:

  • Estabelecer metas claras: Os critérios de certificação fornecem um conjunto claro de metas para as empresas construtoras em termos de sustentabilidade e eficiência. Isso pode ajudar as empresas a concentrar seus esforços e recursos na consecução dessas metas.
  • Demonstrando o progresso: A obtenção de uma certificação EDGE fornece verificação independente da sustentabilidade e eficiência de um edifício, o que pode ajudar as empresas a demonstrar o progresso em relação às suas metas ESG para as partes interessadas, como investidores e clientes.
  • Melhoria do desempenho: O processo de certificação envolve uma análise minuciosa dos sistemas e práticas de um edifício, o que pode ajudar as construtoras a identificar oportunidades de melhoria e fazer mudanças para aumentar a sustentabilidade e a eficiência de suas instalações.

No geral, a Certificação EDGE pode fornecer uma estrutura valiosa para empresas de construção alinharem suas operações com suas metas ESG e demonstrar o progresso em direção a essas metas para as partes interessadas.

certificação edge

Benefícios da Certificação EDGE para o IPTU verde

No Brasil, o incentivo fiscal do IPTU Verde é um programa que oferece incentivos fiscais aos proprietários de edifícios que fizerem melhorias de eficiência energética e sustentabilidade em seus edifícios. O programa visa incentivar a adoção de práticas construtivas mais sustentáveis e reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa no ambiente construído.

De acordo com o site do Ministério das Cidades, as seguintes cidades adotaram o IPTU Verde: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Logo, empreendimentos certificados EDGE são elegíveis à redução do IPTU.

Pronto Para Iniciar Seu Posicionamento Sustentável?

Muitos possuem dúvidas se a certificação EDGE é a melhor opção de investimento para seu projeto. Principalmente considerando a quantidade de certificações disponíveis no mercado atual.

Quer descobrir se o EDGE é a melhor certificação para seu investimento?

Clique abaixo para conhecer nossos serviços em sustentabilidade e tenha clareza sobre o seu caminho sustentável.