Ar Condicionado Inverter: vantagens e desvantagens.
O ar condicionado inverter surgiu para melhorar os sistemas de ar condicionado split. Ele foi desenvolvido com o intuito de consumir menos energia e ser mais eficiente.
O modelo inverter controla a velocidade do compressor do motor através de um inversor (daí o nome), que regula a temperatura.
Se você pretende economizar na conta de luz, sugerimos que você leia este artigo até o fim.
Por mais que uma casa possua estratégias de conforto térmico, muitas vezes o uso do ar condicionado se faz necessário. Principalmente em locais onde o calor é intenso.
Algumas técnicas colaboram para melhorar a eficiência de um ar condicionado, como:
-
Boas vedações nas portas e janelas;
-
Potência do aparelho adequada à dimensão do ambiente.
-
Quantidade de máquinas de acordo com a demanda.
E, principalmente,
-
A compra de um bom equipamento.
Neste artigo vamos analisar as diferenças entre o ar condicionado split convencional e o inverter. Mostraremos as vantagens e desvantagens de cada um.
Além disso, você vai aprender em quais especificações deve prestar atenção no momento de escolher um aparelho.
1. Economia de Energia
Estima-se que o ar condicionado inverter seja de 40% a 60% mais econômico que o ar condicionado convencional.
A economia se baseia na extinção de picos de energia em seu funcionamento. Isso se deve a uma placa que fica na unidade externa e controla a frequência do compressor.
O que são picos de energia?
É comum percebermos que os ares condicionados comuns desligam ao atingir a temperatura correta. E ligam novamente quando a temperatura aumenta. Deste modo, cada vez que ele liga, ele gera um pico de energia.
O ar condicionado inverter possui uma placa que controla a frequência do compressor. Isso quer dizer que ele não desliga durante o funcionamento. Mas sim, mantém um funcionamento contínuo e pouco variável.
Podemos ver essa diferença nos gráficos abaixo:
Ar condicionado convencional. Imagem: Frigelar
Ar condicionado inverter. Imagem: Frigelar
2. Conforto térmico e acústico
A frequência contínua do equipamento também garante maior conforto térmico e evita que você precise ficar colocando e tirando o casaco. Isso porque a temperatura se mantém constante no ambiente.
Outra vantagem dessa característica do modelo Inverter é a redução de ruído. Como o funcionamento é constante, o ruído também é suave e sem variações. Ideal para quem se incomoda com barulho.
3. Velocidade de resfriamento de um Ar Condicionado Inverter
O ar condicionado Inverter atinge a temperatura desejada mais rápido que o convencional. O motivo é o fluido refrigerante (gás) circular pelo aparelho com maior pressão, otimizando a troca de calor.
Por outro lado, quando um ar condicionado convencional atinge a temperatura certa, ele desliga. Ou seja, essa demora de regulagem acontece repetidamente.
4. Gás Refrigerante
Você sabia que o funcionamento de um ar condicionado depende do uso de gases refrigerantes?
Até um tempo atrás, utilizava-se o R22, gás nocivo à camada de ozônio. Isso tornava o ar condicionado um grande vilão da pegada de carbono e do aquecimento global.
Hoje, a maioria dos aparelhos já substituiu o R22 pelo R410a. Esse último é mais eficiente e não afeta a camada de ozônio.
5. Manutenção de um Ar Condicionado Inverter
O ar condicionado convencional apresenta maior facilidade de manutenção. Sua estrutura é mais simples e o modelo está há mais tempo no mercado.
Já o ar condicionado inverter possui elementos eletrônicos mais complexos. Essa questão exige profissionais mais qualificados para a manutenção. Desta forma, os custos são geralmente maiores.
6. Durabilidade
A durabilidade dos aparelhos de ar condicionado geralmente varia de 10 a 15 anos. Isso depende muito dos cuidados de conservação e manutenção periódica.
Contudo, se você mora em uma região litorânea, deve tomar alguns cuidados extras.
Como a placa do ar condicionado é externa, ela fica suscetível ao desgaste da maresia. Isso pode causar a queima do aparelho em um menor período de uso. Por isso, cuidados e manutenção devem ser mais frequentes nesse caso.
7. Custo-Benefício de um Ar Condicionado Inverter
Falando em custo, o ar condicionado inverter pode ser um pouco mais caro. Porém, seu valor tem diminuído bastante e hoje não apresenta uma diferença tão grande em relação ao convencional.
Dependendo da frequência de uso, em poucos meses a economia na conta de luz irá compensar o investimento no modelo Inverter.
Concluindo
É muito importante considerar os benefícios a longo prazo na escolha desses equipamentos. Além disso, a escolha deve ser feita considerando a dimensão do ambiente, a potência do aparelho e o clima do local.
O ar condicionado split convencional e o inverter são visualmente iguais e apresentam a mesma potência de resfriamento. A diferença está apenas no sistema de funcionamento.
Na questão da sustentabilidade, é possível afirmar que o ar condicionado Inverter será geralmente mais adequado. Mesmo possuindo um custo maior, ele ganha na eficiência energética e no conforto para os usuários.