Como economizar água?
Muitos profissionais vêm fazendo essa pergunta. O assunto não é importante apenas para os profissionais da área, mas para a população em geral. Afinal, a água é um recurso precioso e que pode se esgotar se não soubermos reaproveita-la. O elemento mais comum utilizado para obter esta economia é a Cisterna.
A crise hídrica serviu de fator motivacional para que os profissionais da área buscassem outras formas de captação de água. O mercado despertou para esse problema e hoje temos várias formas de captação. Um exemplo, talvez o mais usado, é a captação da água das chuvas.
A água das chuvas pode ser captada, tratada e armazenada em cisternas para uso. Seu uso pode ir desde a irrigação de plantas, lavar os carros ou para descargas.
Quero fazer uso de Cisternas, como começar?
Primeiramente, o arquiteto precisará ter em mente o espaço disponível para a alocação dessa cisterna. Hoje, no mercado existem cisternas de vários tipos e tamanhos, variando de acordo com o tipo de projeto, o número de usuários do sistema e a necessidade do cliente.
Alguns clientes, podem optar por ter uma economia menor e usar a água apenas para irrigação, por exemplo.
Se esse for o caso e for necessário uma instalação mais rápida, pode-se fazer uso das cisternas verticais.
A Cisterna Vertical é fixada na parede da casa, diretamente em contato com a calha dos telhados. Ela pode ser encontrada em várias cores, e, pode ser fixada nos fundos da casa. Assim, não fica tão à mostra.
Outro exemplo de cisterna vertical de maior capacidade pode ser aplicada para residências maiores, fazendas, ou até mesmo projetos maiores. Essa poderá ficar à mostra, se o cliente não se importar e houver uma sinergia estética com a arquitetura No exemplo abaixo até que ficou legal, não é mesmo?
Esse tipo também pode ser colocado no fundo das casas. É um modelo mais rústico, não colorido. Sendo assim, o proprietário que escolhe esse tipo de cisterna, geralmente não se importa com a aparência dela, devido ao fato de serem propriedades grandes, onde elas podem ficar não tão à mostra.
Quero uma cisterna para armazenar uma maior quantidade de água, mas não quero que ela fique à mostra
Nesses casos, pode ser feito o uso da cisterna no subsolo. O trabalho de implantação será um pouco maior, mas elas ficarão escondidas e farão o mesmo trabalho que as outras.
Esse tipo, talvez, seja o mais comum. A água da chuva escoa pelas calhas, passa por um filtro, assim como as outras formas acima, mas é armazenada no subsolo. Essa água, que não é potável, é então direcionada para uma caixa separada e usada para irrigação, torneiras de pias e descargas, lavagem de pavimentos externos e até carros.
Os telhados verdes feitos em casas ou prédios, também ajudam nessa forma de captação da água que é redirecionada para as cisternas que, geralmente, ficam no subsolo.
O reaproveitamento de água é uma questão que deve ser debatida, tando o reaproveitamento externo, quanto o interno. Lembre-se: a água um dia pode acabar!