O que é a Compostagem?
A Compostagem é uma técnica sustentável de fertilização do solo. Ela pode ser feita com parte dos resíduos orgânicos, sejam eles de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal.
O processo se dá de forma natural, onde os micro-organismos, como fungos e bactérias, degradam essa matéria orgânica. O resultado é um adubo excelente para hortas, vasos de plantas, jardins ou terrenos.
Essa não é uma prática nova, mas ganhou popularidade com o avanço da preocupação com o meio ambiente. Há muito tempo, agricultores já utilizavam esse método para obter fertilizante orgânico.
Muitas pessoas aderiram ao método por ser uma forma de adquirirem adubo para suas plantas e hortas. Hoje, existem no mercado as composteiras.
A composteira é um local ou estrutura para o depósito e processamento do material orgânico. Nesse local que irá ocorrer a compostagem. A composteira pode ser de vários tamanhos ou formatos, isso vai depender do volume de produção e espaço livre, mas todas possuem a mesma finalidade.
Elas podem ser usadas em casas e apartamentos, sendo a compostagem caseira uma ótima iniciativa.
Por que fazer a Compostagem?
Ao usar a técnica da Compostagem, contribui-se para uma redução das sobras de alimentos, sendo uma forma fácil de reciclar os resíduos das residências. Esse é um dos métodos mais antigos de reciclagem, onde o ser humano apenas imita o processo da natureza para melhorar a terra.
Fazendo uso dessa técnica, pode-se diminuir a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente. Dos resíduos gerados no Rio de Janeiro, cerca de 52% são orgânicos, contra 44% de recicláveis e 4% de rejeitos.
Em 20 anos, a porcentagem de lixo orgânico aumentou 16% segundo dados da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB).
Infelizmente, nem todos esses 52% podem ser compostados. Isso se deve ao fato de não terem sido separados previamente e, assim, podem ter se misturado a resíduos que não são compostáveis.
O que pode ser compostado?
Dos elementos verdes, podem ser compostados:
- Restos e cascas de frutas, legumes e verduras
- Saquinhos de chá
- Bagaço de cana
- Restos ou migalhas de pães ou biscoitos
- Esterco de galinha, gado ou cavalo (animais herbívoros)
- Pó de café
- Restos de grãos ou farinhas crus
Dos elementos castanhos, podem ser compostados:
- Aparas de ervas, raízes ou capim seco
- Restos de podas e jardinagem
- Cascas de árvores
- Arbustos e árvores
- Grama seca
- Folhas secas
- Serragem
Como fazer minha Compostagem Caseira?
Para fazer sua compostagem caseira, você precisará de algumas dicas:
- Escolher um lugar que seja de fácil acesso e sombreado.
- Pegue os restos orgânicos e reduza o tamanho deles, pode ser picando ou rasgando.
- Primeiro, você deverá colocar o material graúdo (o mais adequado é o de cercas vivas e poda de árvores, picados) até uma altura de 20 cm.
- Acrescente mais resíduos de jardim e de cozinha, mas misture bem para que não se formem camadas de um único material.
- Lembre-se de manter o material solto e fofo.
- Recubra com uma camada de palha, folhas de bananeira, grama ou folhagem para proteger do ressecamento e de chuvas fortes.
- Sempre que necessário, molhe para manter a umidade.
- Avalie a temperatura. Isso pode ser feito com um termômetro de haste longa, uma barra de ferro ou apenas colocando a mão no interior. Se for possível suportar o calor, a temperatura está boa.
Lembre-se da importância da Compostagem para a redução de resíduos e como isso irá ajudar o nosso planeta!