PBQP-H: O Que É e Como Funciona o Programa de Qualidade e Produtividade do Habitat

pbqp-h

O que é o PBQP-H?

O PBQP-H é uma certificação que tem como principal objetivo organizar o setor da construção civil e promover a melhoria da qualidade do habitat no Brasil.

Ele é exigido pela Caixa Econômica e outras instituições financeiras para acesso a financiamento construtivo, e também é necessário para participar de licitações públicas.

Além disso, o PBQP-H estrutura a modernização do setor, promovendo a inovação tanto em tecnologia quanto em organização e gestão de empresas.

Para obter o certificado, as empresas devem passar pelo processo de avaliação do SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras), que avalia a qualidade da empresa de acordo com a norma ISO 9001.

Obter o PBQP-H é fundamental para garantir a qualidade das construções de edifícios e para aumentar a competitividade das empresas no mercado da construção civil.

Como o regimento do SiAC é dividido?

O SiAC, regimento do PBQP-H, é dividido em dois níveis: Nível A e Nível B.

O Nível A do PBQP-H

O Nível A corresponde a 100% dos requisitos da norma SiAC implementados pela empresa.

Para obter o certificado, é necessário contratar um organismo certificador que realizará uma auditoria para verificar a conformidade da empresa.

O Nível A do PBQP-H é necessário quando é um requisito obrigatório para a empresa, e tem validade de 3 anos.

Anualmente, a empresa passa por uma auditoria de manutenção para renovar o certificado. O Nível B do PBQP-H, por outro lado, corresponde a cerca de 70% dos requisitos da norma SiAC implementados.

Ele é destinado para empresas que não têm o número suficiente de serviços para apresentar durante a auditoria de certificação do Nível A do PBQP-H.

O Nível B do PBQP-H

O Nível B também tem validade de 3 anos e requer auditorias de manutenção anuais. Após esse período, as empresas podem evoluir seus sistemas de gestão para o Nível A.

Aderir ao PBQP-H é fundamental para ter acesso a financiamento em instituições de crédito públicas e privadas e para participar do programa “Minha Casa, Minha Vida” do governo federal, que exigem o PBQP-H como pré-requisito para a concessão de benefícios.

Quais objetivos do PBQP-H?

O PBQP-H tem como objetivos:

  • Ampliar o estoque de moradias de qualidade no país
  • Incentivar a garantia da qualidade em projetos e obras
  • Promover a qualidade de materiais e sistemas construtivos
  • Estimular o inter-relacionamento entre agentes do setor da construção
  • Combater a não-conformidade técnica intencional
  • Apoiar a formação e requalificação da mão-de-obra
  • Aperfeiçoar a elaboração e difusão de normas técnicas
  • Coletar e disponibilizar informações sobre o setor e o programa
  • Incentivar a introdução de tecnologias inovadoras
  • Melhorar a qualidade de gestão em projetos e obras habitacionais
  • Promover a articulação internacional, especialmente com países do Cone Sul

As empresas construtoras precisam aderir ao PBQP-H para ter acesso a financiamentos em instituições de crédito públicas e privadas e participar do programa “Minha Casa, Minha Vida”, além de poder licitar em municípios e estados.

Além disso, o PBQP-H aumenta a competitividade no mercado da construção civil por meio da otimização dos recursos e diminuição de desperdícios e retrabalhos.

Qual a importância do PBQP-H para a construção civil?

O PBQP-H é uma ferramenta de grande importância para o setor da construção civil, pois tem como objetivo promover a qualidade e produtividade no habitat.

Além disso, o PBQP-H é exigido por diversas instituições financeiras, como a Caixa Econômica Federal, para ter acesso a financiamentos e para participar de licitações públicas.

O programa é composto pelo SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras), que tem como principal objetivo avaliar a conformidade da qualidade das empresas de construção civil.

Ele é dividido em dois níveis: Nível A e Nível B. O Nível A é o máximo do PBQP-H e exige 100% dos requisitos implementados, enquanto o Nível B exige cerca de 70%.

Quais são as vantagens de implementar o PBQP-H?

As principais vantagens de aderir ao PBQP-H são: aprovação de projetos e financiamentos, participação no programa “Minha Casa, Minha Vida”, habilitação para participação em licitações municipais e estaduais e obtenção de benefícios junto ao BNDES.

Além disso, a implementação e certificação do PBQP-H também traz benefícios para a empresa, como construção mais rápida, redução de custos e melhoria da imagem da empresa, entre outros.

Atualmente, cerca de 3.000 construtoras estão ativas no PBQP-H, o que demonstra o alto grau de aceitação e credibilidade conquistados pelo programa no mercado.

Quer transformar a sua construtora em uma referência de qualidade? O PBQP-H pode ser a chave para isso!

Mas como implementar esse programa de gestão da qualidade do PBQP-H?

Nós te explicamos tudo o que você precisa saber:

  1. Comece pela gestão estratégica e abordagem de processos: para se adequar ao PBQP-H, é preciso entender a estratégia da sua empresa e a forma como ela opera.
  2. Depois, é hora de organizar os documentos gerais: nesta etapa, definimos como será a estrutura de informação da sua empresa e como os funcionários terão acesso às informações relevantes.
  3. Em seguida, é importante entender os empreendimentos em andamento e verificar se eles estão de acordo com a NBR 15575 e o PBQP-H.
  4. Depois, é hora de planejar as obras de acordo com o PBQP-H: nesta etapa, definimos o método para o planejamento das obras e a adequação das obras em andamento conforme os requisitos legais, além de garantir o armazenamento correto dos materiais.
  5. Na etapa de compras, é preciso definir critérios claros para a compra de materiais, contratação de serviços e homologação dos fornecedores.

As novas mudanças do PBQP-H

Se você está pensando em implementar o PBQP-H na sua empresa, é importante ficar por dentro das mudanças que ocorreram recentemente no Sistema de Avaliação das Construtoras (SiAC).

Algumas das principais alterações são:

  • A obrigatoriedade de comprovar o desempenho da empresa em segurança, habitabilidade e sustentabilidade
  • A necessidade de realizar uma auditoria por um organismo certificador para obter o certificado do PBQP-H;
  • A possibilidade de se certificar também pela norma ISO 9001;
  • A inclusão de novos requisitos para o Plano de Qualidade da Obra do PBQP-H;
  • A ampliação da lista de serviços controlados.

Fique atento a essas mudanças do PBQP-H e entenda como elas podem beneficiar a sua empresa.

Caso necessite de nossos serviços na língua inglesa, Clique aqui.