Sabemos que durante nossos projetos algumas vezes falta aquela fonte de inspiração crucial para uma solução diferenciada.
No entanto, estamos aqui para ajudar. 🙂
Que tal alguns exemplos de casas sustentáveis pelo mundo para você se inspirar para seu próximo projeto?
ZEB Pilot House – Noruega
Fonte: snohetta.com
O primeiro exemplo entre nossas casas sustentáveis não deixa nada a desejar.
A ZEB Pilot House, da empresa internacional de arquitetura Snøhetta, é uma residência experimental notável, que faz uma afirmação ainda maior: graças a uma incrível eficiência de seu sistema construtivo e amplos painéis solares, gera cerca de três vezes a quantidade de eletricidade necessária para seu uso. Deixa energia de sobra para carregar diversos carros elétricos para a família ou contribuir com a vizinhança.
Para alcançar este desempenho, a ZEB Pilot House apresenta grande sistema fotovoltaico, um sistema eficiente de coleta de água da chuva, painéis solares térmicos e um eficiente trocador de calor.
Não faz mal que a casa seja linda para os olhos também. O desempenho da casa está atualmente sendo monitorado para garantir que as demandas de eficiência energética estejam conforme o projeto.
Casa pré-fabricada em Londres
Fonte: collective-evolution.com
Essa casa pré-fabricada foi projetada para o Festival de Design de Londres. Em sua construção foram usados materiais reciclados, e reutilizáveis. Sua obra durou apenas 2 semanas, pois seus componentes foram projetados utilizando técnicas de pré-fabricação.
Chamada de Construção de Economia Circular, em que praticamente tudo pode ser reutilizado após o seu ciclo de vida ser encerrado, a casa prova que o campo da construção vem se inovando. Os arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto criaram um design genial aliado às técnicas ecológicas. Por exemplo, até o carpete pode ser trocado quando estiver desgastado e reutilizado.
A acústica do projeto também é notável. A casa possui paredes que utilizam um painéis feitos com garrafas de plástico. Para complementar, um sistema de alto tecnologia incorpora sensores para detectar o ambiente interno e ajustar as luzes e cortinas conforme os critérios de luminosidade e privacidade.
Waste House – Inglaterra
Fonte: newatlas.com
A Waste House é um grande exemplo entre nossas casas sustentáveis. Foi instalada na Universidade de Brighton, no Reino Unido e, como o próprio nome sugere, a casa-protótipo é construída quase exclusivamente a partir de resíduos descartados.
Cerca de 90% dos materiais utilizados para fazer a Casa de Resíduos são provenientes de resíduos domésticos, incluindo 20.000 escovas de dentes, 4.050 caixas de DVD, 2.000 disquetes e 2.100 carpetes usadas para revestir a fachada da casa.
O arquiteto Duncan Baker-Brown disse: “Todas as videolocadoras estavam fechando, então pegamos todas as caixas de DVD e VHS para usar como isolamento térmico”.
O papel usado era então comprimido para tornar um material altamente resistente, transformando-se em pisos e carpetes que eram queimados e fixados. Uma empresa que importa jeans da China também forneceu tecido para reforçar o isolamento da edificação.
Por enquanto ninguém mora na residência, mas é uma conquista notável que nos ensina que “não existe desperdício, apenas coisas no lugares errados”.
Casa inspirada nas ‘Case Study Houses’ na California
Fonte: designmilk.com
Essa belíssima casa é chamada de Avocado Acres. Fica na Califórnia e foi inspirada nas ‘Case Study Houses’, o programa que revolucionou a arquitetura pós-guerra.
Localizada na cidade de Encinitas, ela foi projetada de modo que seus moradores se sintam confortáveis tanto dentro, quanto fora da casa.
O projeto segue uma forma de U, criando fortes conexões do interno com o externo. A casa possui sua construção, em boa parte, feita com madeira.
Possui 3 pavilhões, que compartilham um telhado curvo e um jardim, sempre de frente para a parte externa, o que confere uma ilusão de espaço ampliado. A porta amarela quebra o tom neutro do exterior.
Gostou dos nossos exemplos de casas sustentáveis?
Agora que você está inspirado, que tal aplicar isso no seu próximo projeto?